segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Uma Senhora

Por: Anderson R. A. 150505

Dona Camila, era uma senhora que amava tanto sua beleza que conseguiu atrasar sua velhice.


Quando a vi pela primeira vez ela tinha trinta e dois anos, mas a beleza de sua juventude a fazia aparentar menos, não passasse da casa dos vinte e nove, quando Dona camila ia embora pediam que ficasse e ela ficava, prolongando a festa.

Sua filha sabia que não podiam ficar para sempre, e pedia para irem embora, mas Dona Camila ficava e a mandava brincar com as outras crianças. Ernestina já tinha 14 anos, e mesmo sem diversão,brincava com as crianças de oito ou nove anos para tranquilizar a mãe.

Dona Camila resolveu, por fim, ir embora apesar da insistência dos anfitriões para ficar pelo menos cinco ou seis meses, mas indo embora alojou- se na casa dos trinta.

Dona Camila sabia que era bonita e queria retardar os anos, e com quarenta anos trazia um ar de trinta e poucos. Procurava sem sucesso o primeiro fio de cabelo branco, mas apesar de não encontrá- lo, ele estava lá, era Ernestina, que entrava nos dezenove anos.

Dona Camila não se conformava em ver a filha crescendo, fez de tudo para evitar, mas logo veio o primeiro namorado.

Seu marido não entendia o que Dona Camila via de mal no namorado da filha, já que o pai o aceitava e achava que seria um bom marido para filha.

Dona Camila ficou furiosa ao saber que Ribeiro, o namorado de sua filha iria embora para o estrangeiro e se veria longe da filha, mas a menina preferiu sua familia ao amado.

Meses depois, um segundo namorado, desse Dona Camila não tinha o que reclamar, mas buscou algum defeito que separasse o casal.

Dona Camila passou a apontar coisa pequenas do namorado da filha e este quando percebeu que a filha lhe dava ouvidos desistiu, para alegria de Dona Camila.

Um dia ao espelho, Dona Camila viu seu primeiro fio de cabelo branco.Nesse momento, Ernestina entrou na saleta, e a mãe envergonhada, escondeu o fio branco, fitou a filha com saudade e inveja de sua juventude.

Depois vieram outros fios brancos e no terceiro, coincidiu com o terceiro namorado da filha, Dona Camila não viu outro jeito senão aceitar o namorado da filha.

Logo o Senhor abençoou a união do casal e Dona Camila apesar do amor com que aguardava o neto sentia repugnânia, para ela era uma tortura aceitar a velhice.

Enfim seu neto chegou,e vi o cuidado com que Dona Camila tratava o neto que muitos pensavam que era mãe ao invés de avó e realmente parecia, Dona Camila se decicava ao neto como se fosse seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário