segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cantiga de esponsais

Por: Luis Felipe

A personagem principal chamava-se Romão Pires, teria cerca de sessenta anos, não menos, nascido no Valongo, ou por esses lados. É bom músico e bom homem; todos os músicos gostam dele. Mestre Romão é o nome familiar, e dizer familiar e público era a mesma coisa em tal matéria e naquele tempo.


Objetivismo tem a preocupação com a verdade não apenas com a verossímil, mas com a verdade exata, a que se chega através de observação e análises. Os autores põem em primeiro plano as impressões sensoriais de acordo com sua descrição objetiva.

Regia a orquestra da igreja, mas na sua vida pessoal era só infelicidade, pois sua melancolia era por não poder compor, não possuir o meio de traduzir o que sentia. Rabiscava mais nada o agradava.

Temas contemporâneos normalmente a obra realista e naturalista centra-se no presente, no momento vivido pelo autor. São frequentes as críticas sociais, que busca desnudar as mazelas da burguesia e do clero, e a análise psicológica, voltada para a investigação dos motivos das ações humanas.

Provavelmente o que ocorrera foi o fato de ter casado e no terceiro dia tentar expressar sua felicidade a esposa que não era bonita, mas o amava. Contudo essa após três anos morrera sem ouvir essa canção esponsalícia que seu marido tentou fazer num momento de extrema alegria conjugal.

Por fim ele depois da perda de sua amada continua tentando, mas nada sai, embora não faltasse experiência e capacidade. O mestre acaba adoecendo, porém não desiste de concretizar sua canção, e é em um casal que acaba de casar que o revela a tão esperada canção interpretada pela mulher.

Personagens esféricas é a valorização das personagens esféricas, que apresentam simultaneamente várias qualidades ou tendências; são complexas, multiformes, e repelem qualquer simplificação. São dinâmicas, porque evoluem e têm profundidade psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário