segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Um Apólogo

Por Jaqueline

Um Apólogo é uma narrativa na qual possui como protagonistas uma agulha e um novelo de linha, aos quais discutem cada qual sobre sua utilidade e possui como fundo uma mensagem moral.
Essa discussão acontece enquanto uma costureira prepara o vestido para a baronesa. A agulha começa a discussão perguntando à linha o porquê dela estar "toda cheia de si e com ar de superioridade", a linha por sua vez vai adiante com discussão dizendo que "é ela quem prende os panos e que a agulha simplesmente vai mostrando o caminho". A discussão das duas protagonistas continua até a hora do baile, momento em que a linha diz para a agulha "ora, ora, quem vai ao baile no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira?". A agulha não diz nada, mas um alfinete, de muita experiência diz que ela é tola em abrir os caminhos para a linha enquanto ela vai gozar o lado bom da vida, que ela deveria ser como ele que não abre caminho para ninguém e que onde o espetam, ele fica.
Machado de Assis,neste conto,baseou-se na prática de profissões diversificadas, percebendo que em toda parte há sentimentos de superioridade e de inferioridade.
A moral que o conto nos deixa é que há pessoas que se consideram mais importantes que as outras, mas na nossa sociedade precisamos uns dos outros e nunca devemos julgar ou subjulgar ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário