segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Último Capítulo

Por: Luis Felipe

Nascido em 3 de março de 1820, Matias Deodato de Castro e Melo natural de Corumbá, Mato Grosso, filho do Sargento- Mor Salvador Deodato de Castro e Melo e de D. Maria da Soledade Pereira, ambos já falecidos.


Inicia o conto explicando o por quê da cartas dos suicidas.

A narrativa é lenta, minuciosa e a ação e o enredo perde a importância para a caracterização das personagens.

Ele se diz caipora (pessoa que dá ou tem azar, azarado), e cita seu primeiro ato de caiporismo que fora entre os 7 e 8 anos, onde se balançava na rede na hora da sesta, que aconteceu o incidente de cair da rede de costas para o chão, no entanto quebrou o nariz com uma telha solta. Provavelmente começou ali seu ciclo de azar.

Predomina a denotação e a metáfora é colocada em segundo plano, cedendo lugar à metonímia.

Sua história tem vários entrelaços de azar x sorte, romance x traição, felicidade x tristeza, crença x descrença, e a primordial vida x morte.

Impassibilidade o autor procura uma posição neutra, ausentando-se da narrativa pelo destino das personagens, que são “fotografadas” por dentro (Machado de Assis) ou por fora (Aluísio Azevedo). Procura-se obedecer a uma lógica rigorosa entre as causas que determinam o comportamento humano; nenhuma atividade de personagem realista é gratuita, há sempre uma explicação lógica e cientificamente aceitável para o seu comportamento.

No conto existe um trecho que simplifica mais o entendimento: “Compreendam-me bem; tudo o que até então dependia do mundo exterior, era naturalmente precário: as telhas caíam com o abalo das redes, as sobrepelizes recusavam-se aos sacristãos, os juramentos das viúvas fugiam com os dogmas dos amigos, as demandas vinham trôpegas ou iam-se de mergulho; enfim, as crianças nasciam mortas.”

Personagens esféricas é a valorização das personagens esféricas, que apresentam simultaneamente várias qualidades ou tendências; são complexas, multiformes, e repelem qualquer simplificação. São dinâmicas, porque evoluem e têm profundidade psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário