quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um Capitão de voluntários - Resumo

Por: Dalva Rosa Teixeira de Souza.
RA: 153694


Machado de Assis, grande poeta, autor de vários romances e contos mostra a amizade entre dois rapazes em Um capitão de voluntários, conto publicado em Relíquias da Casa Velha, em 1905. Simão de Castro, um dos amigos, tem 24 e é o narrador da história; Emílio com 40 anos, mora com Maria de 27. Os dois são grandes amigos, apesar da diferença de idade entre eles.


No começo do conto, Simão ocultava o nome do amigo, mas no fim da história acaba revelando. Simão sempre freqüentando a casa de Emílio e Maria para almoçar, jantar ou jogar barulho.

Os três conhecem Barreto, que incentiva Simão a ficar com a mulher do amigo. Ele acaba se apaixonado por ela, mas consegue apenas um beijo; os dois saem umas duas vezes, mas fica por isso mesmo.

Emílio volta a trabalhar nas forças armadas e acaba morrendo em combate. Maria vai embora; depois de algum tempo morre também.

Simão fica só com a saudade e remorso, por não ter lutado por seu amor.

Embora estivesse apaixonado pela esposa do amigo ele não o traiu. A conseqüência do beijo foi por iniciativa dela, apesar de que ele nunca tenha insinuado que gostava dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário