sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O SEGREDO DE AUGUSTA

Por: Claudineia M.S.Ribeiro Ra:153792


É um conto de Machado de Assis que conta a historia de Augusta,Adelaide sua filha e seu marido Vasconcelos que quase não tinha tempo para a família pois dedicava a vida noturna, política, jogo e mulheres, quando estava em casa passava o dia dormindo e a filha sentia muito sua falta.Augusta sempre estava cuidando da aparência e sua vaidade que percebia a ausência mas não fazia cobranças pois seu marido mantinha todos seus caprichos da vaidade


Em um determinado dia Vasconcelos é surpreendido por Gomes amigo seu que freqüentava sua casa e era parceiro de sua vida noturna dizendo estar apaixonado por sua filha Adelaide e que queria casar-se com ela.

Pouco depois entrou em seu gabinete Sr Jose Brito um credor que era um verdadeiro fantasma, a voz da realidade.Dando-lhe um prazo curto para que lhe pagasse a divida que cada dia aumentava mais não sabendo o que fazer Vasconcelos tem a idéia de aceitar o casamento da filha com Gomes na intenção de poder contar com a ajuda financeira do Genro.

Logo aceita e comenta com a filha e Augusta sobre o interesse de Gomes em casar-se com Adelaide.A filha fica triste e pede ajuda para o tio que promete ajudar.

Augusta não aceita em hipótese alguma alegando que Adelaide é muito nova.

Vasconcelos se vendo cada dia mas pressionado pelo credor e percebendo que Augusta esta irredutível em aceitar a idéia do casamento e resolve contar a sua esposa que esta quase pobre e precisa realizar esse casamento na tentativa de resolver os problemas.

Augusta mesmo assim não aceita pedindo que ele de outro jeito mais que casar Adelaide não, Vasconcelos descobre que Gomes também procura dar o golpe pois esta na mesma situação que ele.

O marido não entende a persistência da mulher em não aceitar e começa a desconfiar de um possível caso de Augusta com Gomes.

Um dia Vasconcelos escuta uma conversa de Augusta com uma amiga no escritório onde ela revela que não quer que Adelaide casa-se agora e comenta que quanto mais tarde for possível, pois tem horror em imaginar o casamento por causa dos filhos que irão ser seus netos e a idéia de ser avó a terroriza.

Vasconcelos interrompe a conversa surpreso com a vaidade de Augusta pois não imaginava que fosse grande a ponto de tamanho egoísmo.

Vasconcelos diz a Augusta que não haverá o casamento com Gomes mas que quando Adelaide amar alguém não saberia como recusariam o consentimento.

Augusta aliviada responde que esperariam ate lá.

Gomes recebe uma carta que diz não ser possível a realização do casamento pois Adelaide não quer casar.

Após ler Gomes acende um charuto e começa a pensar onde acharia uma herdeira que o queira como marido.

Gomes e Vasconcelos encontraram algumas vezes conversando fumando como dois amigos ou trapaceiros experiente que eram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário