terça-feira, 12 de outubro de 2010

MARIA CORA

Por: Elza Pereira Ferreira

Este conto nos retrata o romance vivido por Maria Cora, seu esposo João Fonseca e o celibatário Sr. Correia.

Maria Cora era apaixonada pelo marido, João Fonseca, que por sua vez, a traía com outras mulheres. Teve uma relacionamento fervoroso com Dolores, e abandonou Maria Cora.

Sr. Correia era celibatário e se afeiçoou pelos atributos de Maria Cora, começou a freqüentar sua casa. Nenhuma mulher lhe exercia tal fascínio como Cora. Resolveu então, escrever uma carta falando sobre suas intenções,  mas a resposta foi negativa,  por que Cora ainda se sentia uma mulher casada, mesmo estando separada.

Seu marido voltou após alguns meses, porque a amante o havia trocado por um redator de jornal. Cora o perdoara. Viveram felizes por alguns anos, até que novamente se envolveu com outras mulheres. Divergências políticas, ameaças, violências e mais um caso fervoroso com Prazeres, foram fatores definitivos para a separação do casal.

Após a separação, João Fonseca se alistou entre os revolucionários.

Sr. Correia se aproximou novamente de Cora, que novamente o repeliu dizendo que ainda era uma mulher casada. Este quis provar seu amor por ela. Se alistou também às forças armadas para matar seu marido. E realmente o fez e trouxe como prova, uma mecha de cabelos.

Terminada a Revolução, retornou e não comentou nada sobre o que havia acontecido. Cora estava de luto. Sr. Correia por meio de uma carta a pediu em casamento. E  a mesma lhe disse que seu marido podia não estar moroto. Foi quando Correia resolveu contar o acontecido e mostrar-lhe a prova. 

Dias depois, Cora respondeu á carta de Correia, recusando o pedido de casamento, pois não podia se casar com o homem que embora em combate matou seu marido.


RESENHA CRITICA



Maria Cora - Um romance marcado pela paixão excessiva de Cora por seu marido, e de Sr Correia por Cora.

Ela, a esposa fiel e apaixonada por um marido infiel e violento. Ele, o celibatário que esqueceu sua vocação por causa de um amor impossível.

Tanto Cora como Correia são personagens românticos, que amam e não são correspondidos. Ambos viveram intensamente esta paixão, ela a ponto de perdoar todas as traições do marido, ele, a ponto de matar o rival para ter o caminho livre para viver com sua amada.

O mais revoltante nesta história é que o vilão apesar de todo sofrimento que causara a Cora, se tornou o mocinho da história. E o mocinho que por amor, livrará sua amada deste vilão, se tornou o verdadeiro vilão da história.

Um comentário: