sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Frei Simão

Por: Cristiana Angelica

Num monastério antigo morria com a idade de 38 anos, mas aparentando 50 anos Frei Simão. Calado e taciturno, ranzinza e solitário morrera de uma doença grave.
Vivera seus últimos 5 anos em completa clausura, apenas saindo dali para se alimentar ou ir ao banheiro.Antes de morrer, o bispo chefe foi ouvir sua confissão e escutou apenas poucas palavras que aterrorizaram: "Morro odiando toda a humanidade! O pobre bispo não sabia o que dizer disto e a dúvida de todos somente foi esclarecida quando achou-se um rolo de papel em que ele narrava suas desventuras.
Pelo rolo soube-se que ele era filho de um casal de comerciantes prósperos e sempre foi temente ao pai.Possuía uma irmã de criação, Helena. Menina linda, meiga e delicada havia ficado órfã muito cedo e foi criada pelo padrinho.Foi bem recebida em casa, alimentada e educada.Tornou-se a irmã do Frei.Mas quando cresceram ambos, se apaixonaram, mas a paixão não foi aceita pelo pai. Ele tinha interesse em casar o filho com uma moça rica, por causa do dote. Escreveu a um sócio, que morava longe e mandou o filho para lá. Só que o filho não sabia que era para separá-los.Os meses se passaram e os amantes começaram a se escrever e declarando seu amor. Não tardou, o pai descobriu e proibiu as cartas.Por fim casou Helena com um agricultor que morava noutro condado e escreveu ao filho dizendo que ela contraíra uma moléstia e morrera.Era para ele voltar.Simão não voltou, entrou para o serviço religioso e tornou-se Frei Simão. Formado, foi convocado pelo bispo a pregar em outro lugar, mas antes passou pela casa do pai para revê-los, já que era caminho. Contou aos pais onde ia e seus pais desesperados não queriam que ele lá fosse.Mas ele foi.
Lá chegando, o povo o aguardava na velha igreja, pois sua fama como orador era muito grande..Começou a pregar.Logo chegou um casal de agricultores e veio sentar-se na frente para entende-lo melhor.O homem prestativo, a mulher de uma melancolia impressionante.De repente um grito é ouvido e a mulher cai desmaiada.O sermão é interrompido, todos observam a cena.O padre reconhece Helena, que não morrera e sim casara com outro, forçada pelo pai.Em choque Helena morre alguns dias depois para desespero de seu marido que a amava muito. Simão enterra-se no convento e não sai mais.Enlouquece.Tempos depois, um velho miserável pede ao abade superior para morrer no convento.Pede perdão ao filho, Simão.A mãe morrera algum tempo antes.
Dizem que o velho também enlouquecera e logo depois morreu.Simão teve o mesmo fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário