quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RESENHA LITERÁRIA DO CONTO MARIANA DE MACHADO DE ASSIS

Professor Rubens Moraes de Souza



Literaturas de Língua Portuguesa II

Neuzi Toledo






Evaristo está fora do Brasil, na Europa, há mais de 18 anos é o que narra o conto de Machado de Assis - Mariana.



Ao ser entrevistado por um jornalista que indaga sobre a situação de seu país, fica curioso e sem grande explicação, depois de tantos anos, sente necessidade de voltar à sua pátria.


Ao chegar resolve visitar Mariana, antigo amor e ver como ela estava.


Evaristo e Mariana mantiveram uma relação de amor muito forte, que entrou em crise no momento em que, por pressões, ela estava para se casar com Xavier. Diante de Evaristo, jura que seu casamento não irá diminuir a intensidade do amor que, clandestinamente, estabeleciam. Pouco depois, por meio de lembranças do passado, o conto diz que Mariana tenta o suicídio, provavelmente em nome do sentimento que tinha por Evaristo. Este é impedido de vê-la por sua mãe. Parte, então para a Europa, desligando-se quase que por completo das coisas do Brasil.


Quando por fim consegue ver Mariana, encontra-a mergulhada na dor de ter o marido, Xavier, doente terminal. É o que o impede de ter um contato mais profundo com ela.


Com a morte do marido, fica sabendo por meio de várias pessoas da intensidade do amor que havia entre o casal, o que já tinha observado na dor dela quando viu o último suspiro do esposo. Pouco depois, a vê voltando da igreja e percebe que ela fez de conta que não o havia visto, sente vontade de ir atrás, mas desiste.


Percebi por meio do conto que uma paixão tão intensa foi esmagada pelo tempo, pois terminou de forma fria, ela evitando-o, e ele encarando o fato num misto de indiferença e desprezo.


Observei que este é um conto cruel, mas realista, ao narrar as mudanças pelas quais passou uma paixão, no espaço de 18 anos.


26/08/2010

9 comentários:

  1. gosteii mto do resumo.. obg me ajudou mto.. xD

    ResponderExcluir
  2. Amei,machado de assis é um ecelente escritor e você interpretou a obra muito bem

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu resumo, pois você interpretou a obra muito bem.
    Me ajudou é muito para estudar para a prova de literatura.
    BJS E ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  4. ESTE SITE E UMA BELA MERDA FILHO DA PUTA CABRAO DE MERDA

    ResponderExcluir
  5. ESTE SITE E UMA BELA MERDA FILHO DA PUTA CABRAO DE MERDA

    ResponderExcluir
  6. Oie gosto de dar o boga

    ResponderExcluir