quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CONTO MACHADIANO – COLETÂNEA “HISTÓRIAS DA MEIA-NOITE” – CONTO: O Relógio de Ouro – Resumo.

Professor Rubens Moraes de Souza


Literaturas de Língua Portuguesa II

Fernanda Effenberger – R. A. 150930

Luís Negreiros, em um belo dia que antecedia seu aniversário, chega em casa e se depara com um relógio de ouro muito bonito em cima de sua mesa.


Ao perguntar à Clarinha, depois de muito matutar sobre como aquele relógio havia de ter parado por lá, ela simplesmente responde que não sabe e continua a ler seu romance.


Intrigado, ele começa a ter atitudes violentas e a hostilizá-la.


Luís tentou por muitas vezes arrancar de sua esposa a origem daquele bendito relógio até que seu sogro, Meireles, chega intrometidamente para o jantar e lembra Luís de que seu aniversário é no dia seguinte e que viria ele mais uma vez para o jantar.


Luís alcança nesse momento uma solução para o relógio pensando ser um presente de Clarinha por seu aniversário, porém após o jantar, ao agradecer o presente, ela demonstra não ser essa a questão que mataria a charada.


Talvez por em sua solteirice Luís ter sido um homem não muito bom (o sogro permitiu o casamento após 4 anos de namoro pelas lágrimas da filha e não pelo merecimento do genro), parece-me que era um homem inseguro.


Mais uma vez em fúria, medroso de ser homem traído, atacou Clarinha ameaçando-a de morte se não dissesse a ele como aquele relógio havia de ter parado lá.


Eis que Clarinha, mulher bonita e rara, mostra a verdade e o desfecho do mistério a seu marido: um bilhete da amante de Luís que viera acompanhando o relógio.


A encomenda seria entregue no escritório de Luís, porém não estando ele lá, o portador entregou em sua casa, onde foi recebido por sua esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário