quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CONTO MACHADIANO – COLETÂNEA “HISTÓRIAS DA MEIA-NOITE” – CONTO: Ponto de Vista – Resumo.

Professor Rubens Moraes de Souza


Literaturas de Língua Portuguesa II

Fernanda Effenberger – R. A. 150930



O conto ponto de vista mostra a troca de cartas e bilhetes entre os personagens e, a cada carta ou bilhete os pontos de vista vão-se mudando.


Raquel é menina da Corte, solteira e sonhadora que aguarda dos céus um anjo para casar-se.


Ela tem uma amiga, Luísa, que mora em Juiz de Fora. Luísa é casada e cursou o colégio com Raquel e que, por afinidade eram mutuamente confidentes.


Mariquinhas, personagem que casa-se com um homem bem mais velho (Raquel sente-se invejosa no casamento) e que já tem um filho de sua idade, é veementemente criticada por Raquel em suas cartas à Luísa.


No decorrer das conversas sobre Mariquinhas com Luísa, as impressões de Raquel sobre seu marido mudam para melhor.


Eis que em todas as cartas por Raquel escritas, é citado o nome de Dr. Alberto, enteado de Mariquinhas.


Luísa sempre respondia dizendo que Raquel estava a apaixonar-se por Dr. Alberto e Raquel zangava-se por isso, dizendo ser uma calúnia e que Dr. Alberto não chegava perto do homem que idealizava para casar-se.


Ela o acha fútil, superficial e arrogante, mas com o decorrer do tempo e a intimidade criada entre Dr. Alberto e ela, o ponto de vista de Raquel mais uma vez muda e ela acaba por apaixonar-se.


Raquel escreve à sua amiga contando-lhe sobre o amor e que está para casar-se, porém não revela à amiga o nome do noivo até mandar-lhe uma carta com a foto dele e ser cobrada disso.


Luísa encanta-se com a idéia de sua amiga ter encontrado o homem que queria e por não ter dado ouvidos a ela quando dizia que Raquel estaria enamorada de Dr. Alberto, pois se ela firmasse um compromisso com ele e lhe aparecesse o marido perfeito depois, seria desgraçada por isso.


Na última carta escrita à Luísa, Raquel revela o nome de seu futuro marido que é Dr. Alberto.


Luísa responde-lhe com uma carta em branco, apenas com o cabeçalho e a assinatura tamanha sua indignação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário