segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Contos Fluminenses -“ Miss Dóllar” - Resumo

Professor Rubens Moraes de Souza


Aluna: Cátia Rangel de Oliveira – RA 151470

A história de Miss Dóllar realmente não é do tipo que podemos imaginar a partir do título, esta é uma característica das obras de Machado de Assis, ou seja, surpreender o leitor, que sedento pelos títulos de determinadas obras, acaba por descobrir riquezas grandiosas que compõem o interior de algumas delas.


A Miss Dóllar deste conto não se trata de nenhuma rica dama, ou uma jovem interesseira em busca de um casamento oportunista, esta Miss Dóllar é uma bela cadelinha, que por suas travessuras proporcionou o encontro de duas criaturas solitárias e carentes, que por fim se apaixonam e assumem os percalços de uma vida a dois.

Em uma bela noite quente e úmida, a cadelinha que pertencia a uma rica viúva jovem (Margarida) perdeu-se pelas ruas do Rio de Janeiro. A viúva imediatamente publica uma nota nos jornais oferecendo uma grande quantia em dinheiro (200 mil-réis) para quem a encontrasse. O jovem médico Mendonça, que era amante de animais (amava mais os animais do que as pessoas), encontrou a cadelinha perdida e imediatamente a acolheu e uniu-a a coleção de animais que mantinha em sua casa.

Mendonça era um homem excêntrico, fechado em um mundo só seu, por isso afeiçoava-se rapidamente a cada um de seus bichinhos, e Miss Dóllar tinha o dom de cativar as pessoas que se aproximavam dela. Contudo, Mendonça era um homem de caráter nobre, no dia seguinte ao ler o anúncio no jornal, tratou de imediatamente devolver a fugitiva aos seus devidos donos. Procurou pelo endereço indicado no jornal, e ao chegar próximo, a cadelinha reconheceu o seu lar e correu para os braços da Sra. Antonia, tia de Margarida, que dividia a mansão da sobrinha juntamente com seu filho.

No decorrer do diálogo entre dona Antonia e Mendonça, surge a deslumbrante presença de Margarida, figura pela qual Mendonça despertou paixão imediatamente. A moça foi-lhe grata e gentil, propôs pagar-lhe a recompensa mas Mendonça recusou-se a receber. Este dia marcou o inicio de uma forte amizade entre Mendonça e a família de Miss Dóllar.

Ao passo que os dias avançavam, a paixão de Mendonça pela bela viúva aumentava, e sem que ele soubesse a moça também o amava, mas tinha muito medo que os homens se aproximassem dela por causa de sua vasta fortuna, que lhe fora deixada pelo falecido marido, homem cruel, que nunca a havia ensinado o que era o verdadeiro amor.

Mendonça possuía um amigo em comum coma a família de Margarida, o Sr. Andrade, através de quem as relações passaram a ser mais intimas com visitas mais freqüentes em casa das senhoras Margarida e Antonia. Após Mendonça haver revelado o amor que sentia pela moça, teve a revelação o amigo de que também fora apaixonado pela moça e o máximo que conseguiu foi o seu desprezo. Andrade em nada encorajou o amigo Mendonça.

Mendonça cortejou a moça durante três meses através de cartas, mas não obteve retorno, pelo menos não o retorno que desejava. Margarida apresentava-se indiferente às tentativas de cortejo de Mendonça, chegou ao ponto de intimar a tia e o primo a irem embora para a roça. Dona Antonia, astutamente escreveu um bilhete a Mendonça pedindo-lhe que fosse se despedir antes que viajassem. O rapaz não pode dormir na noite em que recebeu tal notícia.

Na manhã seguinte dona Antonia visitou Mendonça e contou sobre o amor e os medos da moça, Margarida fora casada e havia sido sobremaneira infeliz em seu casamento. O marido apenas gozou das riquezas da moça, e a fez pensar que nunca poderia ser amada por quem é, e sim pela fortuna que possuía, por isso ela se havia fechado emocionalmente para quaisquer pretendentes que se pusessem a cortejá-la.

Mendonça nesta mesma noite visitou a casa de Margarida, mas por algum estranho medo não anunciou-se e rondou a casa da moça com uma sombra, por fim entrincheirou-se propriedade adentro e parou nos corredores do quarto da moça. Mendonça não tinha maldade ou falta de pudor alguma projetada, era apenas saudades da moça e medo de vir a perdê-la, com sua ida para o Rócio. O que ele não projetou foi o fato de ser visto por alguém, e foi visto pela própria moça, que o recebeu com tamanha frieza e o desprezou.

Após este ocorrido a viúva adoeceu e permaneceu assim por dias. Após a suposta cura da doença, manou chamar Mendonça em sua casa e praticamente o obrigou a casar-se com ela, alegando que o fato de tê-la visto em seus aposentos sozinha e em alta hora noturna poderia fazer muito mal à sua reputação. Mendonça não hesitou, casou-se com a moça, obedecendo ao que ela solicitou, mas não achou muito digno da parte da moça, e a primeira noite juntos foi um verdadeiro terror. Contudo, procuraram deixar de lado o orgulho, o medo, falso pudor e tiveram belos dias junto no futuro. Miss Dóllar morreu de velhice e teve um funeral digno de sua meiguice e carisma em vida.

2 comentários: